Plantio realizado no Parque Natural Municipal Chácara do Lessa, Sabará-MG
Probiomas Florestas
Mar 21, 2023
1 min read
A recomposição florestal do Parque Natural Municipal Chácara do Lessa deu início em setembro de 2022. Em 2019 ocorreu um incêndio florestal na chácara, onde foi perdida 90% da vegetação nativa, havendo uma perda de 100% do cerrado e 90% da mata atlântica, além dessa destruição na cobertura vegetal, a chuva de janeiro de 2020 lavou todo o solo, deixando-o ainda mais empobrecido, dificultando a regeneração natural do parque.
Esta ação em conjunto com o Instituto Plantando e Prefeitura de Sabará foi uma iniciativa não apenas de plantio, mas também de introduzir mudas dos biomas de transição mata atlântica e cerrado para realizar a restauração florestal do Parque Natural Municipal Chácara do Lessa, localizada em Sabará/MG. Essa abordagem visa promover a diversidade do ecossistema em restauração.
Por meio do projeto de Recomposição Florestal dos Ribeirões Caeté/ Sabará, realizamos a produção e plantio de 5.000 mudas sendo elas, nativas e frutíferas indispensáveis para restauração florestal do Parque Natural Municipal Chácara do Lessa.
Ações como essa são fundamentais para a recuperação de áreas degradadas e conservação da biodiversidade. Além de restaurar o habitat natural da fauna e flora, a recomposição florestal do Parque Natural Municipal Chácara do Lessa também contribui para a proteção dos recursos hídricos, a mitigação das mudanças climáticas, o bem-estar das comunidades locais que necessitam dos ecossistemas equilibrados.
Comments